Reduzir custos ou garantir a qualidade dos serviços prestados? Certamente essa dúvida já passou pela sua cabeça, assim como passa para tantos gestores de compras hospitalares. Mas a verdade é que não precisa fazer uma escolha entre um ou outro, mas sim uni-los em prol de uma boa gestão.
Afinal, um olhar mais atento aos custos com produtos hospitalares pode revelar que está tendo um gasto desnecessário em processos não tão eficazes, em pequenos erros de planejamento, estoque parado e desperdício de recursos.
Um olhar minucioso sobre a gestão é o ponto de partida
Com uma abordagem focada e planejada, é possível reduzir custos hospitalares sem comprometer a qualidade do atendimento. Afinal, cada economia conquistada em processos bem geridos reflete diretamente na sustentabilidade da instituição e na excelência dos serviços prestados aos pacientes.
Até porque, as despesas com materiais e insumos representam entre 15% e 25% do orçamento, segundo a ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados), portanto, é fundamental que os gestores dessa área façam bom uso dos recursos.
A seguir vamos listar quais são as medidas essenciais para garantir a qualidade dos produtos hospitalares e a saúde financeira da instituição.
Controle de estoque rigoroso
Uma gestão eficiente de estoque é fundamental. Nesse sentido, o monitoramento de tudo que entra e sai de produtos hospitalares evita tanto a falta quanto o excesso, reduzindo perdas por validade vencida ou armazenamento inadequado.
Além disso, fica mais fácil de entender quais são os itens com mais rotatividade e que necessitam de aquisições com maior frequência. Sem contar que essa medida previne que faltem produtos hospitalares, visto que são insumos que podem prejudicar todo o funcionamento de um hospital ou causar atrasos em consultas, exames e demais procedimentos médicos.
Atenção aos desperdícios
Isso vale tanto para o controle de estoque como para todos os outros setores de um hospital: o desperdício. Compras em grandes volumes, equipamentos parados ou obsoletos, tudo que esteja ocupando um espaço e sem uso por muito tempo é desperdício.
Adquirir produtos em volumes adequados às demandas do hospital pode trazer economia significativa. Por isso, avalie a frequência do uso de cada item e considere compras em lote para reduzir custos unitários, mas sem comprometer o espaço de armazenamento.
Monitore continuadamente os processos
Adotar métricas e indicadores de desempenho na gestão de compras permite acompanhar os resultados das estratégias implementadas. Assim, é possível ajustar rotas sempre que necessário, garantindo maior eficiência operacional.
Por isso, tenha em mente a necessidade de organizar os gastos mensais, extratos, receitas e demais valores, para que possa entender o fluxo de caixa, retorno, onde tiveram falhas, gastos que podem ser cortados, entre outros.
Com essa análise é possível elaborar um relatório sobre as transações financeiras que aponte os pontos positivos e o que é preciso melhorar para assegurar uma boa gestão.
Negociação estratégica com fornecedores
Um dos pontos cruciais para evitar os gastos desnecessários e garantir a qualidade do atendimento está na busca por fornecedores de confiança. São eles que vão oferecer a oportunidade de negociar condições vantajosas que são práticas indispensáveis na hora de gerir produtos hospitalares.
Para tanto, avalie o histórico das empresas, priorize aqueles que oferecem qualidade e consistência, e negocie contratos que favoreçam o fluxo de caixa do hospital.
E por falar em contratos, renegociar os de longo prazo com fornecedores pode garantir melhores preços e condições de pagamento. Por isso, não deixe de revisar regularmente os contratos em vigor para identificar oportunidades de melhorias ou ajustes.
Conte com a Nutrii
Quando se constrói um relacionamento sólido entre prestadores que são confiáveis, fica mais tranquilo garantir não apenas a qualidade dos produtos hospitalares, mas também o cumprimento dos prazos e condições previamente negociados – aspectos essenciais para manter a qualidade no atendimento, sem prejudicar a saúde financeira do hospital.
Nesse quesito, a Nutrii, empresa que fornece soluções nutricionais que promovem saúde, bem-estar e recuperação de pacientes, tem o compromisso de prestar o melhor atendimento para garantir que todos os itens adquiridos sejam entregues dentro do prazo determinado, assegurando a continuidade dos atendimentos e dos tratamentos das pessoas que são assistidas nos hospitais.
Há mais de 15 anos no mercado, a Nutrii, além de oferecer uma compra segura e entrega ágil, se preocupa em prestar um serviço diferenciado de pós-venda, para tirar qualquer dúvida dos clientes através de uma equipe de nutricionistas especialistas e altamente capacitadas para atender de maneira personalizada.
Vale lembrar que o corte arbitrário de gastos é o fator que mais pode comprometer a qualidade do atendimento ao paciente. Nesse sentido, é fundamental que se busque entender o que está causando o problema. Essa análise criteriosa é determinante para a adoção de melhores práticas e estratégias para a redução dos custos com produtos hospitalares, sem perder a qualidade no atendimento.
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