Loja virtual
Loja virtualLoja virtual
alt

Como gerir o estoque de insumos médicos em hospitais

Descubra estratégias essenciais para uma gestão eficiente de insumos médicos hospitalares, equilibrando disponibilidade de materiais e controle financeiro para garantir atendimento de qualidade.

A eficiência do gerenciamento de insumos médicos é um pilar fundamental para o bom funcionamento de um hospital. Afinal, equilibrar a disponibilidade de materiais e o controle financeiro é determinante para garantir o atendimento contínuo e de qualidade dos pacientes. Para tanto, é fundamental investir em estratégias de gestão que permitam prever tanto a escassez quanto o excesso dos suprimentos, evitando gargalos operacionais e desperdícios.

Segundo a ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados), as despesas com materiais e insumos representam entre 15% e 25% do orçamento, portanto, é fundamental que os gestores dessa área façam bom uso dos recursos. Nesse sentido, uma das estratégias essenciais é o planejamento de compras, visto que através de um monitoramento preciso das necessidades e do consumo histórico, é possível antecipar demandas e programar reposições no momento certo.

A seguir vamos listar quais são as medidas essenciais para que faça esse monitoramento preciso.

Faça o acompanhamento do que entra e sai do estoque

Quando se faz um monitoramento das entradas e saídas de insumos médicos do estoque, fica mais fácil entender quais itens têm um nível de rotatividade e que necessitam de aquisições com maior frequência. Com esse acompanhamento, a gestão de compras fica mais otimizada.

Além disso, essa medida previne a falta de insumos, visto que são itens que podem prejudicar todo o funcionamento de um hospital ou causar atrasos em consultas, exames e demais procedimentos médicos.

Administrar o tempo também faz parte do processo de gestão de estoque, visto que é preciso avaliar o período que leva para a aquisição de insumos médicos, uma vez que a falta deles e os atrasos na entrega podem acarretar problemas como: demora no atendimento, perdas financeiras, prejuízo para a reputação do negócio, entre outros.

Tenha uma análise das despesas hospitalares

O departamento de compras precisa de uma análise de tempos em tempos das finanças, para ter um diagnóstico preciso das despesas. Por isso, tenha em mente a necessidade de organizar os gastos mensais, extratos, receitas e demais valores, para que possa entender o fluxo de caixa, retorno, onde tiveram falhas, gastos que podem ser cortados, entre outros.

Com essa análise é possível elaborar um relatório sobre as transações financeiras que aponte os pontos positivos e o que é preciso melhorar para assegurar uma boa gestão.

Cuidado com os desperdícios

Um bom controle do estoque, acompanhando as entradas e saídas de itens vai ajudar a controlar os desperdícios, uma vez que você não vai precisar realizar uma aquisição de maior volume, sendo que os itens vão ocupar um espaço além do previsto, correndo-se o risco de passarem do prazo da validade.

Além de evitar o desperdício dos insumos médicos, ainda vai garantir que o hospital não tenha gastos desnecessários, estoque cheio de itens que não serão utilizados, entre outros percalços.

A tecnologia a favor da gestão de insumos médicos

Ferramentas de gestão modernas, como sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) e softwares especializados em logística hospitalar, têm sido verdadeiras aliadas nesse processo. Afinal, essas soluções dão mais automação para etapas como controle de estoque, análise de tendências, além da integração com fornecedores confiáveis, diminuindo a chance de erros, sem contar na agilidade para tomadas de decisões.

Além disso, com o uso dessas ferramentas é possível alinhar o gerenciamento de insumos médicos ao fluxo de caixa do hospital, que como falamos, são responsáveis por uma boa fatia do orçamento. Quando se tem processos mais eficientes, fica mais fácil de planejar compras programadas ou negociações com fornecedores para reposições periódicas, mantendo, desta forma, o estoque sempre abastecido sem comprometer o financeiro.

Sem contar que as novas tecnologias permitem o rastreio de informações em tempo real, o que facilita ajustes rápidos e precisos em situações de urgência.

Conte com parceiros bem estruturados

Para manter o bom andamento de um hospital, especialmente em relação aos insumos médicos, é essencial contar com parceiros e fornecedores bem estruturados. Quando se constrói um relacionamento sólido entre prestadores que são confiáveis, fica mais tranquilo garantir não apenas a qualidade dos materiais entregues, mas também o cumprimento dos prazos e condições previamente negociados – aspectos cruciais para o bom andamento das operações hospitalares.

Nesse quesito, a Nutrii, empresa que fornece soluções nutricionais que promovem saúde, bem-estar e recuperação de pacientes, tem o compromisso de prestar o melhor atendimento para garantir que todos os itens adquiridos sejam entregues dentro do prazo determinado, assegurando a continuidade dos atendimentos e dos tratamentos das pessoas que são assistidas nos hospitais.

Há mais de 15 anos no mercado, a Nutrii, além de oferecer uma compra segura e entrega ágil, se preocupa em prestar um serviço diferenciado de pós-venda, para tirar qualquer dúvida dos clientes através de uma equipe de nutricionistas especialistas e altamente capacitadas para atender de maneira personalizada.

Portanto, ao adotar uma abordagem integrada que combine planejamento estratégico, ferramentas tecnológicas e parcerias consistentes, o hospital pode otimizar o gerenciamento de insumos médicos de forma significativa. Além de reduzir custos e riscos operacionais, essas medidas asseguram a continuidade dos atendimentos, contribuindo para a missão de uma instituição de saúde: cuidar de vidas com qualidade e eficiência.

Conte com a Nutrii para manter essa missão. Clique aqui para entrar em contato conosco. Não se esqueça de nos seguir no Instagram para ficar por dentro das nossas novidades e ofertas.

post 1
post 2
post 3
post 4
post 5
post 6