O sistema imunitário — ou imunológico — é um conjunto de estruturas e processos que o nosso corpo coloca em ação para combater microorganismos perigosos como vírus, bactérias e parasitas. É composto por glândulas e células que agem em defesa imediata para proteger o corpo contra os invasores. Alguns sintomas de quem tem imunidade baixa (sistema imunitário comprometido) são cansaço, infecções e inflamações frequentes.
Quem está se preparando para qualquer cirurgia precisa estar atento. Antes de se submeter a um processo desse tipo, é recomendado fortalecer o sistema imunitário para que o corpo responda bem e tenha um pós-operatório de baixo risco. Por isso, alguns médicos receitam suplementos alimentares imunomoduladores como o Impact, desenvolvido pela Nestlé.
Como o sistema imunitário age?
Um verdadeiro time é acionado quando um microorganismo invasor, como uma bactéria, entra no nosso corpo. Entenda como funciona o sistema imunitário.
- Os macrófagos são os primeiros a iniciarem o combate. Após capturar o invasor, eles alertam todo o sistema sobre a sua presença.
- Os Linfócitos T auxiliadores (CD4) são responsáveis por comandar a “operação”. Através das informações dos macrófagos, estimulam os Linfócitos B a produzirem os anticorpos e os Linfócitos T matadores (CD8) a exterminarem as células infectadas pelo organismo estranho.
- Depois de acabar com a ameaça, são produzidas células que memorizam o anticorpo utilizado no combate. Se o mesmo microorganismo entrar no corpo novamente, a ação do sistema imunitário será muito mais rápida.
Como saber se minha imunidade está baixa?
Quando um corpo sofre de imunidade baixa, as defesas ficam enfraquecidas. Doenças simples demoram a passar e acontecem com frequência. Ficar atento aos sintomas é fundamental para a recuperação da saúde. São eles:
- Gripes demoradas
- Infecções
- Inflamações
- Cansaço
- Febre e calafrios
- Olhos secos
- Diarreia por mais de duas semanas
- Queda de cabelo
- Unhas fracas
Recuperando a imunidade para uma cirurgia
Uma boa alimentação é a principal aliada do tratamento contra a imunidade baixa. Um paciente que está prestes a fazer cirurgia deve ter cuidado em dobro para assegurar o sucesso do procedimento.
Para se fortalecer e auxiliar na recuperação, evite gorduras saturadas, açúcar refinado, alimentos industrializados e embutidos. Escolha alimentos ricos em vitaminas C, A e K — frutas cítricas, peixes oleosos, cenoura, mamão papaia, feijão, fígado, entre outros — que contribuem para a formação de colágeno, ajudam na cicatrização e previnem anemia. As oleaginosas — castanhas, nozes e avelã — também são ótimas aliadas para esse processo, pois são ricas em Ômega 6, que previne problemas cardíacos e auxilia a imunidade. Não esqueça de beber bastante água para hidratar o corpo e ajudar a eliminar o inchaço.
Para que servem os imunomoduladores?
Eles são indicados para fortalecer as células de defesa com mais rapidez, agilizando a resposta do sistema imunitário. O consumo do Impact, por exemplo, auxilia e prepara o organismo para uma rápida cicatrização e possui componentes de grande importância para o processo de proliferação e recuperação celular. Outra vantagem é que a fórmula do Impact é indicada tanto para nutrição oral quanto enteral.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão.
Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.
Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.
Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.
Até a próxima!