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Clínicas e Hospitais

O papel do gerente de compras hospitalares na qualidade assistencial

Descubra como o gerente de compras hospitalares é fundamental para garantir a qualidade assistencial e a eficiência operacional. Entenda seu papel estratégico na gestão de suprimentos.

Em um setor onde o tempo e os recursos são decisivos, uma gestão de compras hospitalares eficiente assegura a qualidade do atendimento ao paciente e a sustentabilidade financeira do negócio, portanto, o papel do gerente de compras em hospitais vai muito além da negociação de contratos e aquisições de produtos.

O profissional é um dos pilares para garantir que o hospital funcione de maneira eficiente, proporcionando um atendimento contínuo, com materiais e equipamentos sempre disponíveis, permitindo que as equipes médicas foquem no cuidado e na recuperação dos pacientes assistidos.

Uma boa gestão de compras hospitalares assegura que o hospital não apenas atenda aos padrões de excelência no atendimento, mas também opere de forma econômica e sustentável, afinal, ter o controle de estoque e todos os processos que envolvam o setor de compras, é reduzir o desperdício, as aquisições desnecessárias e demais falhas que não comprometem apenas o trabalho da equipe médica, mas também a saúde financeira do estabelecimento.

Como garantir uma boa gestão de compras hospitalares?

A escolha de fornecedores confiáveis, a análise criteriosa de produtos e a negociação de prazos adequados são algumas medidas fundamentais que garantem aos profissionais de saúde o que é necessário para prestar um atendimento de excelência.

Mas é preciso destacar que embora os critérios de gestão de compras sejam parecidos para todos os setores, em um hospital, o gestor vai lidar com uma quantidade considerável de itens que vão desde seringas, agulhas, luvas, máscaras até medicamentos. Por isso, é importante que:

Mantenha o fluxo contínuo de suprimentos – ter uma logística produtiva e transparente é essencial para manter o fluxo de suprimentos. A produtividade na cadeia de abastecimento permite uma reposição constante e evita interrupções que possam prejudicar de forma negativa o atendimento.

Além disso, manter a transparência, especialmente quando falamos em custos e inventário, auxilia na visão clara sobre o uso e a necessidade de cada insumo, ou seja, é possível saber se tal item é realmente essencial em relação ao outro, reforçando a segurança na gestão e um uso mais eficiente dos recursos do hospital.

Faça um bom controle de custos – o fluxo contínuo de suprimentos e o acompanhamento em tempo real são essenciais para ter um bom controle de custos enquanto mantém a qualidade e disponibilidade dos materiais. Nesse sentido, a negociação com os fornecedores pode ser uma excelente estratégia para ter a supervisão dos insumos e o planejamento de novas compras.

Por isso, é importante pensar no acompanhamento em tempo real do controle de estoque, buscando a redução por meio da entrada e saída de suprimentos, ganhando mais espaços de armazenamento e diminuindo o número de insumos presos, garantindo uma compra mais precisa.

Mantenha uma boa comunicação – o diálogo claro e objetivo entre outros departamentos é fundamental para uma boa gestão de compras hospitalares. Sem essa conversa, o resultado pode ser pedidos duplicados, desperdício de recursos e, o pior, atraso nas entregas dos itens necessários, que podem prejudicar gravemente o funcionamento do hospital, e até mesmo adiar o tratamento dos pacientes.

Promova uma comunicação assertiva entre todos os departamentos envolvidos para garantir a produtividade, o controle de custos e a excelência no atendimento ao cliente. Para que todos esses critérios deem certo, é importante que o gerente de compras hospitalares tenha boas práticas como:

  • Tenha um planejamento de compras que vai evitar falhas e contribuir para o bom atendimento do cliente;
  • Faça um cadastro dos itens de forma correta para praticidade e agilidade na hora da identificação de insumos, evitando falhas e faltas;
  • Pense em uma triagem assertiva para que não precise fazer compras desnecessárias, priorizando itens que são mais importantes;
  • Monitore todo o processo de compra, que vai desde a solicitação até a entrega, efetivamente – esse acompanhamento identifica problemas precocemente, possibilitando ações corretivas antes que a situação escale.

Parcerias eficientes para resultados eficazes

Como deu para perceber ao longo do texto, uma boa gestão de compras hospitalares está intrinsecamente ligada a escolhas de bons fornecedores, que sejam confiáveis e que garantam a entrega dos itens sem comprometer toda produtividade e atendimento do hospital.

Para escolher as empresas que vão fornecer os itens e suprimentos necessários para um hospital é importante que o gestor de compras verifique com outras instituições como é a qualidade do serviço prestado por essas empresas, bem como estabelecer indicadores de desempenho para que possa fazer uma análise da prestação do serviço.

Outro ponto importante é verificar como é o atendimento e a disponibilidade da empresa em atender às demandas do hospital, prezando pela qualidade e o rápido fornecimento de insumos.

A Nutrii, empresa que fornece soluções nutricionais que promovem saúde, bem-estar e recuperação de pacientes, tem o compromisso de prestar o melhor atendimento para garantir que todos os itens adquiridos sejam entregues dentro do prazo determinado, assegurando a continuidade dos atendimentos e dos tratamentos das pessoas que são assistidas nos hospitais.

Com um catálogo completo, incluindo nutrição, suplementação e acessórios, os produtos oferecidos na Nutrii são fabricados e fornecidos por empresas consolidadas no mercado, como Nestlé e Prodiet, cobrindo tanto dietas enterais quanto orais.

Prezamos também por fornecer os equipamentos que permitem a administração segura e eficiente da nutrição, proporcionando uma experiência mais confortável ao paciente.

Há mais de 15 anos no mercado, a Nutrii, além de oferecer uma compra segura e entrega ágil, se preocupa em prestar um serviço diferenciado de pós-venda, para tirar qualquer dúvida dos clientes através de uma equipe de nutricionistas especialistas e altamente capacitadas para atender de maneira personalizada.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243.

Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.

Até a próxima!

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