Proteção é a palavra-chave nesse momento em que a saúde está enfrentando um novo risco com o coronavírus. Ao longo dos próximos parágrafos, explicaremos a importância da alimentação para o aumento da imunidade e como o fortalecimento do seu sistema imunológico pode ser um forte aliado contra o novo vírus.
O que é imunidade?
A imunidade é resultado do trabalho árduo do nosso sistema imunológico na criação de defesa natural do nosso organismo. O sistema imunológico é um conjunto de células que tem a função de proteger nosso corpo de qualquer substância ou micro-organismo que não for por ele reconhecido, como por exemplo vírus, bactérias. Se o sistema imunológico não conseguir combater esses invasores surgirão as alergias, doenças e infecções, como é o caso do novo coronavírus.
Coronavírus e a importância da alimentação no aumento da imunidade
Mesmo que não impeça ninguém de contrair a doença, ter uma imunidade em dia é vital para ajudar no tratamento e recuperação da doença. É por isso que devemos manter sempre a nossa imunidade alta, para evitar o surgimento desses quadros ou, quando for inevitável, ajudar o organismo a combatê-las e curar-se mais rápido. Nesse sentido, o papel da alimentação é também manter esse sistema atuante, fornecendo a ele os nutrientes capazes de ajudar a modular suas respostas.
Como fortalecer a imunidade através da alimentação?
Para aumentar a imunidade devemos investir em fontes de todos os nutrientes, porém, alguns deles dão uma força especial e favorecem os glóbulos brancos. São eles:
- Proteínas: carne vermelha e branca, leite, ovos, leguminosas (feijão, soja, ervilha, grão de bico) e cereais, como arroz e milho, para que um complemente o outro. Essa mistura fornece aminoácidos de ótima qualidade.
- Zinco: carnes de todos os tipos, principalmente a vermelha, e derivados de animais e frutos do mar.
- Magnésio: leguminosas, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) e verduras folhosas.
- Selênio: a principal fonte é a castanha do Pará ou do Brasil.
- Vitamina A: está presente em fontes de gordura (queijo, gema do ovo) e em vegetais de coloração alaranjada, como manga, mamão e cenoura.
- Vitamina C: o micronutriente mais famoso quando citamos imunidade é ofertado por frutas cítricas (laranja, mexerica, maracujá, limão, abacaxi).
- Complexo B: composto por várias vitaminas disponíveis em todos os grupos. Então é necessário ingerir um pouco de cada. Lembrando que a B12 é encontrada apenas naqueles de origem animal.
- Prebióticos e probióticos: também têm sua importância para manter uma dieta balanceada. Além de fortalecer a imunidade, eles estimulam sua atuação.
Suplementos imunomoduladores
Os suplementos alimentares são de grande ajuda para manter uma dieta balanceada e rica em nutrientes necessários para o fortalecimento do sistema imune. O IMMAX, por exemplo, foi pensado para casos em que ocorre a falta de apetite. Sua fórmula possui nutrientes fortificantes, que adicionados às receitas doces e salgadas do dia a dia, enriquecem a alimentação e não alteram o sabor, proporcionando um consumo maior de proteínas. Já o Impact, oferece uma composição normocalórica e hiperproteica desenvolvida especialmente para o preparo e estímulo do sistema imunológico.
Ainda tem dúvidas sobre imunidade?
Entre em contato com a Nova Nutrii. Nossa equipe de nutricionistas está sempre pronta para esclarecer qualquer questão. Nossos telefones são (11) 4994-3555 e 0800-773-5355, WhatsApp (11) 98459-1243. Se preferir, podemos ligar para você, basta clicar aqui e preencher os dados.
Temos também o canal de atendimento na nossa página do Facebook. Acesse e nos mande sua dúvida, elogio ou sugestão.
Para verificar todas as opções de suplementos e fórmulas, acesse nosso site, nutrii.com.br e confira nosso catálogo.
Até a próxima!